A Acupuntura

 

A Acupuntura é um método terapêutico descoberto à mais de 5.000 anos. Nenhum outro método terapêutico pode contemplar uma história tão antiga, nenhum outro apresenta resultados comparáveis.

Quando se fala em acupuntura, fala-se de acupuntura e moxa-bustão. Estas são pares importantes da medicina tradicional chinesa, são utilizadas para prevenir e tratar enfermidades pontos do corpo humano com agulhas (acupuntura) ou com calor pela queima de uma erva chamada artemísia (Moxa-bustão).

O processo de adoecimento se dá quando há a ruptura do equilíbrio energético do indivíduo seja por fatores climáticos, emocionais, alimentação, modo de vida inadequado, ou trabalho excessivo.

A acupuntura, ao estimular aqueles pontos, procura restabelecer esse equilíbrio. Para bem compreender a acupuntura, é preciso recolocar em seu contexto filosófico original. É preciso tentar reencontrar, em seguida salvaguardar o encaminhamento intelectual, que permitiu criar o modo de pensar e de raciocinar.

Não devemos esquecer que a acupuntura é um método terapêutico de equilíbrio yin yang corpo e alma, uma mente sadia em um corpo sadio.

 

O que é Acupuntura?

 

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa para dar equilíbrio ao organismo, em busca do funcionamento do corpo como um todo, através de agulhas localizadas em pontos-chaves do orga-nismo.

 

Para que Serve?

 

Tratar dores musculares e articulares, na coluna, ansiedade, tensão pré menstrual, dor de cabeça, enxaqueca, depressão, stress, fibromialgia (síndrome carac-terizada por dores em todo o corpo), prisão de ventre, insônia, cólicas e ansiedade em crianças, ajuda na fertilização, enjoos durante a gravidez, e colocar o feto em posição de parto, insuficiência cardíaca, asma e bronquite, ela auxilia a formação de composto que dilatam os brônquios, reduzindo a falta de ar e chiado, enfizema, dores de estômago, fígado, gastrite e refluxo gastroesafágico, diminuindo a secreção gástrica, redução dos efeitos colaterais da quimioterapia, plásticas, diminuindo hematomas e inchaços, acidente vascular cerebral, síndrome do intestino irritável, miomas e cólicas menstruais, ajuda aumentar a imunidade, etc…

 

Tratamento

 

Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão da medicina tradicional, quanto na da acupuntura. Os pontos para colocação das agulhas são escolhidos conforme o diagnóstico.

 

Efeitos

 

A acupuntura gera impulsos elétricos levados pelos nervos, até o sistema nervoso central, o corpo mantém equilibrada a serotonina, substância envolvida na dor, depressão e ansiedade, há um aumento da liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias, que vai dar equilíbrio para o organismo. (Yin Yang).

 

Efeito Colateral

 

Alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados após a sessão, outros com o aumento da dor, porém a dor tende a ficar menor com o passar dos dias.

 

Frequência

 

Costuma ser necessário uma vez por semana ou a cada 15 dias, mas alguns casos exigem sessões mais frequêntes. A duração do tratamento depende do tempo da doença: Quanto mais recente, mais rápido.

 

Funções dos Canais e Energia

 

Os canais de energia desempenham um papel importante no relacionamento dos cinco órgãos e das seis vísceras com o exterior, e deste com o interior. É através dos canais e energia que a energia e o sangue emanam para o tronco e membros, assim como as energias celestiais penetram o corpo. Os cinco elementos: Metal (Pulmão), Água (Rins), Madeira (Fígado), Fogo (Coração), Terra (Baço).

Copyright © Acupuntura Terapêutica - Por Gráfica Positiva